Porque a realidade do subúrbio não tem que ser necessariamente má!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Futebol


José Mourinho: “O futebol italiano está atrás da Premier League e da I Liga espanhola”


Declaração proferida pelo treinador português durante uma reunião de treinadores profissionais que se realizou em Florença.


José Mourinho, treinador do Inter de Milão, elogiou a cultura táctica que as equipas do Calcio (designação do campeonato italiano) possuem.


Apesar disso, afirmou aos treinadores profissionais presentes na reunião, que o futebol italiano não agrada ao estrangeiro. “Esta forma de jogar futebol, demasiado cínica e fria, não agrada para quem o vê fora de Itália pois, para os estrangeiros, está atrás da Premier League (Inglaterra) e da I Liga espanhola (Espanha)”.


Mourinho ainda deu o exemplo da sua família em Portugal que “tem de esperar até à meia-noite para assistir a um encontro do Inter de Milão, enquanto que os jogos em Inglaterra e Espanha são transmitidos antes”.

No final da reunião, acaba por fazer uma comparação interessante com o futebol português. “Nós, portugueses, somos como vocês italianos. É muito importante vencer, mesmo que seja a um minuto do final sem dar espectáculo”, acrescentando que “é verdade que o futebol italiano é difícil e exige uma grande preparação da parte do treinador. Por exemplo, contra o Génova (0-0), mudei três a quatro vezes a fórmula táctica e, de todas as vezes, o adversário adaptou-se. Para mim, enquanto treinador, é um espectáculo fantástico!”, rematou.


Desde que assumiu o comando técnico do Inter de Milão, no início da época, o antigo treinador do FC Porto e do Chelsea tem sido muito crítico para com o jogo italiano, citando os estádios vazios, oposto ao que acontece em Inglaterra, a atenção excessiva para com detalhes menores e o facto de a estratégia surgir quase sempre à frente do espectáculo.


Recorde-se que José Mourinho já disse que pretende regressar a Inglaterra quando o contrato de três anos com o líder do campeonato italiano expirar.

Sem comentários: