Porque a realidade do subúrbio não tem que ser necessariamente má!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Em busca de soluções...


Se a sonolência é prejudicial, a falta dela não o é menos. Aqueles que já sofreram de insónias reconhecem que na maior parte das vezes se trata de uma situação desagradável. O relógio avança na sua contagem e os olhos continuam sem vontade de se fechar. Algumas pessoas insistem em permanecer na cama, esperando o sono como quem aguarda uma dádiva divina. Então esses que defendem que se deve ter iniciativa, ir á luta e tudo o mais, também se deixam jazer inertes e desesperados por não conseguirem adormecer?! Convicta de que esta não é a melhor solução, defendo que se deve ajudar essas pessoas a encontrar alternativas. Não importa qual a causa da insónia, o que é preciso é arranjar actividades interessantes para preencher o tempo. Uma ferramenta útil para estas noites difíceis é um computador, melhorando ainda com a possibilidade de acesso à internet. Não havendo nada mais inspirador para fazer, sempre se pode jogar pinball pela noite dentro, pressionando o teclado até à exaustão. Pode-se também brincar com os programas de computador, descobrindo as suas funções mais ocultas e as teclas de atalho todas. Na internet a diversão é mais diversificada, e por isso deixo ao critério de cada um. Claro que a Playstation e os seus concorrentes são igualmente excelentes companhias. Também se pode optar por deixar as máquinas em paz e ler um livro, um jornal ou uma pilha de revistas. Sim, é mesmo uma pilha de revistas, porque elas quase só trazem fotografias, e portanto a leitura é escassa para quem precisa de ocupar várias horas de vazio. Quem andar em busca de usufruir da sua criatividade, pode dedicar-se à escrita. Quem quiser exercitar-se pode esmurrar um saco de areia, pois faze-lo numa parede provocaria a cólera dos vizinhos, ou dos restantes habitantes da casa, se for uma moradia. E quem preferir sempre pode ficar a observar as estrelas.

(Foto gentilmente cedida por Carlos Lopes.)

2 comentários:

Sara Lutas disse...

olá! Felizmente não tenho grandes problemas em dormir bem.
Mas quando tenho insónias não fico parada à espera que algo aconteça! Abençoados sejam os livros e a bela da televisão :)

Cláudia Anjos Lopes disse...

Subscrevo :) A minha experiência com insónias ensinou-me a não ficar à espera, mas antes procurar ocupar o tempo com algo que me agrade e que não perturbe o sono dos afortunados... Por outras palavras, arranjo uma distracção silenciosa.